Site Chupaosso - Óbidos - Pará
 

O site da nossa gente!
  
Site Chupa Osso - Óbidos - Pará
 MENU PRINCIPAL
Principal
Apresentação
Artigos
Carnapauxis
Colunas
Culinária
Cultura
Poesias
Literatura
Entrevistas
Educação
Esportes
Eventos
Fotos
Notícias
Óbidos
Patrimônio Histórico
Arquitetura
Museu de Óbidos
Serviços
Estou Aqui
Blogs
Mural
Turismo
Óbidos
Dicas de Turismo
Variedades
Festas
Vídeos
 
LOGIN
 
CPF:  
Senha:
Previsão do tempo
 
ESCOLA SÃO FRANCISCO: 100 anos de educação e história
29/04/2011 - 15:27:22

A Escola “São Francisco” está localizada na travessa Acioli Lins, n 57 – Bairro Nossa Senhora de Lourdes, CEP 68250-000, Óbidos – Pará estará completando no dia 1º de junho de 2011, 100 anos de história e educando o povo obidenses.

O site Chupaosso faz uma pequena homenagem à Escola São Francisco através de sua história e fotos que estamos postando nesta matéria, que por estes 100 anos, educou e continua educando milhares de obidenses.

História

A Escola “São Francisco” foi fundada em 1º de junho de 1911 sob a direção de Frei André Noirhome padre Franciscano com a ajuda do professor José Tostes; funcionava em uma das dependências da Igreja Matriz de Santana, objetivando assistência a juventude desamparada. Possuía dois níveis de ensino: o ensino primário e o profissionalizante (adequado a idade), tendo em vista primordial a formação religiosa e moral.

Iniciou com quarenta meninos matriculados, pois a escola era exclusiva para meninos que trabalhavam e estudavam sobre a responsabilidade dos padres, os quais conseguiram autorização para sua funcionabilidade com o intendente Graciliano Negreiro e com o juiz de direito da época Dr. Alcebíades Duarte.

Os objetivos primeiros do processo elaboral alcançaram bons êxitos, mas em 1915, muitos dos alunos foram deslocados para uma escola particular dirigida então pelo professor José Tostes, denominada “Escola Brasil”, onde atualmente está alocado o Asilo Municipal de Óbidos. De acordo com os relatos orais, no ano seguinte, houve uma considerada diminuição de matrículas, fato este que ocasionou, pela falta de estruturação do educandário e pela pouca participação de Clérigos, visto que esta se consolidava apenas na presença de Frei Rogério e Frei Estanislau. No ano de 1917, com a chegada de Frei Bernardino, os trabalhos com a Escola alcançaram melhores resultados.

Em virtude das conseqüências das cheias do Rio Amazonas, e também do local  onde as aulas funcionavam por não oferecerem condições propícias de bem-estar e higiene. O bispo da cidade de Santarém, em 1919, transferiu as aulas para o novo prédio escolar no Bom Jesus (atualmente seminário Frei Rogério), recebendo as bênçãos de Frei Rogério, e, por volta de 1921 já somavam 128 meninos matriculados divididos em duas turmas sob a responsabilidade de Frei Victor, que apresentou um resultado satisfatório no fim do ano.

No que diz respeito a manutenção da Escola, o educandário “São Francisco” recebia doações de simpatizantes da causa pedagógica dos Clérigos, mesmo assim, passou por momentos difíceis, chegando a ser fechada algumas vezes por falta de corpo docente, sendo usada somente para as aulas de catecismo aos domingos. Em 1932, voltou a funcionar com 121 meninos. E, devido o satisfatório rendimento escolar Frei Modesto (o então diretor) viu a necessidade de convidar a Irmã Romana para ajudar no ensino, dando-lhe uma turma que funcionava em uma sala anexa ao convento dos Franciscanos. Tal necessidade persistiu, pois logo foi contratada a professora Maria Leonildes de Miranda.

Em 1945, Frei Protásio, Dom Floriano e Frei Daniel criaram “As Associações Marianas” que percorriam pelas ruas das cidades com cânticos e rezas. O prédio escolar funcionava no Bom Jesus transformou-se em “Sede da Congregação Mariana dos Moços de Óbidos” e, essas turmas foram então transferidas para uma construção ao lado da residência dos padres, onde atualmente está sediada a escola.

A construção da Escola Técnica Profissional “São Francisco”, fundada em 1951, fora realizada com recursos advindos de um convênio com o MEC (Ministério da Educação e Cultura) em parceria com a Secretaria de Obras do Estado do Pará e a Prefeitura Municipal de Óbidos, na administração de Dr. Raymundo da Costa Chaves. A devida conclusão da obra ocorreu no ano de 1955, dando uma nova reconfiguração no cenário educacional da sede do município.

A necessidade de parcerias era uma constante, foi quando em 1964 a mencionada escola técnica passou a ser conveniada com a esfera estadual onde possibilitou um acréscimo maior nas matrículas, assim como o reordenamento das despesas.

Em 1980 os padres franciscanos fizeram a doação da escola ao município, cujo período administrativo estava por conta do prefeito Alcides Martins Mourão Correa, que doou ao estado, no governo do Coronel Alacid da Silva Nunes. Nesse período transitório, a escola deixou de ser profissionalizante, passando a ser “Estadual”, atendendo discente de ambos os sexos, funcionando de 1ª a 8ª séries.

Em 1990, a escola passou a funcionar com o pré-escolar; CEBS (Centro de Ensino Básico), o qual transformou a 1ª e 2ª séries no Ciclo Básico de Alfabetização e a 3ª e 4ª séries em Ensino Regular; com o Ensino Supletivo e a Educação Especial; mas, devido à municipalização do ensino fundamental ocorrida no ano de 2000, foram eliminados o Projeto CEBS, a Educação especial e o Pré Escolar no ano de 2001, funcionando apenas o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries e o EJA (Educação de Jovens e Adultos) 3ª e 4ª etapas.

O primeiro prédio (antigo) fora reformado várias vezes, sendo que 1999 houve uma reforma maior, o qual possui em sua estrutura física um pavilhão de dois pisos ligados por duas escadas na entrada principal do prédio. É todo feito de alvenaria com telhas de barro, lajotado e forrado, possuindo no pavilhão térreo salas, distribuídas da seguinte maneira: secretaria, biblioteca, auditório, cantina, área livre, quatro (4) salas de aula, uma (1) sala para informática, duas (2) saletas desocupadas, uma (1) sala do Coordenador Pedagógico, uma (1) saleta de material esportivo, dois (2) banheiros e a sala dos professores. No segundo piso, encontra-se a Diretoria, oito (8) salas de aula, uma (1) para reuniões do Conselho Escolar (CESF) e o depósito de merenda escolar.

O segundo pavilhão novo prédio (construído em 1999), foi uma obra financiada pela Esfera Administrativa Estadual, com o objetivo de ampliar a estrutura física da escola e abarcar uma quantidade maior de alunos, visto que o primeiro pavilhão não era mais suficiente para comportar a demanda discente, e a necessidade para tal ampliação era premente. O novo prédio é também todo em alvenaria, lajotado, coberto com telhas de barro e forrado com PVC. Possui quatro (4) salas de aula nos altos. Existe uma escada que interliga as salas de aula ao térreo, o qual possui uma área coberta utilizada como refeitório, dois bebedouros e uma pia para uso coletivo, cozinha, uma (1) sala utilizada para guardar utensílios domésticos, dez (10) banheiros, sendo que quatro (4) são masculinos e seis (6) são femininos. Há também uma passarela coberta que liga aos dois pavilhões.

A Escola Municipal São Francisco é toda murada com dois (2) portões de ferro. O primeiro encontra-se na entrada principal da escola, sendo ligado ao pavilhão antigo por uma passarela coberta com telhas de barro, enquanto que o outro portão está à direita do segundo pavilhão. Ao lado esquerdo do pavilhão principal (antigo) existe duas (2) quadras esportivas. A maior é poli-esportivo, a segunda é menor e destina-se apenas para a prática de voleibol.

A escola dispõe ainda de materiais comprados por recursos advindo do MEC e também adquiridos por promoções feitas pela comunidade escolar.

Atualmente a Escola Municipal de Ensino Fundamental “São Francisco” é uma escola municipalizada, que presta serviços ao município, dispondo de uma equipe responsável por sua administração, formada pela professora Dea Gleise campos Castro (Gestora), Licenciada Plena em Pedagogia; Maria das Graças Bentes Marinho e Iolane fausto da Silva Pimentel como Vice- Diretores; Marleice Socorro Soares Moraes Ferreira (Secretária) e a senhora Ana Carla Marinho Silveira (Coordenadora Pedagógica) Licenciada Plena em Pedagogia, os quais desenvolvem um trabalho pedagógico e administrativo com base nos objetivos, metas e valores que a instituição pretende alcançar e propagar na missão educativa.

A escola atende uma clientela de novecentos e oitenta e nove (989), possuindo um quadro funcional de sessenta (60) profissionais empenhados em labutar consoante a realidade escolar com uma boa formação cidadã e crítica do aluno. Funciona em dois prédios amplos e arejados.

Atualmente a escola Municipal de Ensino Fundamental “São Francisco” tem como missão “Primar por uma educação de qualidade, desenvolvendo no aluno o senso de cidadania“, para que possam ser cidadãos preparados para a vida e atuarem de forma digna na sociedade, fortalecendo dessa forma sua alto-estima e primando por uma sociedade mais justa e mais equânime. E tem como filosofiapolítico-educativa “Trabalhar para a conquista da formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo, que saiba viver e conviver dignamente na sociedade da qual faz parte”.

Com informações da Escola São Francisco

Fotos de Odirlei Santos

Fonte: chupaosso.com.br

FOTOS
01 [ 02 ]
Funionário Antigo
Marleice Moraes - Secretária
Mercenaria
Escola São Frncisco
Direção do São Francisco
01 [ 02 ]
Comentários:
Data/Hora: 30/05/2011 - 19:10:40
Nome: anne caroluine
E-mail: Anne_Carol@hotmail.com
Cidade: óBIDOS
Comentário:  
professoa salete voce arrasou, e tambem todos os Professores tambem. E com orgulho estudar na escola São Francico, fazendo a setima serie .

Data/Hora: 24/05/2011 - 19:55:05
Nome: Ronielson Nunes Azevedo
E-mail: ronielson_amor@hotmail.com
Cidade: ÒBIDOS/MANAUS
Comentário:  
que bom que história é lembrada!estou aqui para parabenizar por esta data tão importante e ao mesmo tempo para lembrar do 4 anos que abriguei nesta casa do saber!PARABENS SÂO FRANCISCO...

Data/Hora: 07/05/2011 - 21:17:22
Nome: SÔNIA GOMES DA SILVA XIMENES (SONINHA)
E-mail: soniafh@yahoo.com.br
Cidade: CAPANEMA - PARA
Comentário:  
Parabéns pela belíssima homenagem à essa maravilhosa escola.Sinto-me honrada em fazer parte de sua história.Lugar onde aprendi a ler e escrever.É com orgulho e satisfação que agradeço aos grandes educadores de minha época.( professoras: Izabel, Joana Darque,Edilza,Lena Andrade,Izalina e outras...As boas recordações dos colegas que tive a grande oportunidade de conviver em cada ano, cada mês, cada dia, cada hora, cada minuto, enfim cada segundo que passei nesta escola que hoje é, e sempre será sinônimo de orgulho pra mim.bjus

Data/Hora: 06/05/2011 - 12:25:26
Nome: Claudí Rocha
E-mail: lrclaudi@gmail.com
Cidade: PORTO VELHO-RO
Comentário:  
Que bom ver a foto do meu colégio querido,que guardo na memório meus primeiros anos de criança,vivídos e orientados por tantos padres e professores que não guardo no coração entre tantas professora tais como:Valda Matos, Edilza Savino Rosilene ,Marlene e tantas outras. Minha eterna gratidão.

Data/Hora: 04/05/2011 - 15:35:25
Nome: Arabela Savino Gaetani
E-mail: belasavino@yahoo.com.br
Cidade: MANAUS/AM
Comentário:  
Parabéns pela homenagem merecedora que fizeram a Escola São Francisco, lembro que estudei 4 anos, e tive uma formação de qualidade, os professores eram muito dedicados. só ficaram saudades.

Data/Hora: 04/05/2011 - 14:56:30
Nome: JORGE LUIS RODRIGUES PANTOJA
E-mail: pantoja934@hotmail.com
Cidade: DESCALVADO-SP
Comentário:  
Parabens á todos aqueles, que desde o inicio,se empenharam na condução da boa educação e na implantação dos serviços de Marcenaria,Tipografia e outros mais,implantados em nossa cidade.Após passar pela professora Gloria/Manduca e professora Cora,estudei por varios anos nessa belissima escola,que tambem me ajudou muito na minha formação cultural,lembro-me como se fosse hoje,dos ensaios que faziamos na sala de aula,para as missas de domingo,na Catedral de Sant!ana,da fila antes de entrar para cantar o Hino Nacional,coisa inimaginável nos dias de hoje,da bola na quadra na horas vagas,quando o frei nao botava agente pra correr.Boas lembranças de minha querida professora Catarina.PARABENS,Á ESCOLA PROFISSIONAL SÃO FRANCISCO.

Data/Hora: 02/05/2011 - 22:56:26
Nome: Dolly Rodrigues
E-mail: dollyvandra@hotmail.com
Cidade: MANAUS-AM
Comentário:  
Que linda homenagem ao Colégio São Francisco, passei 4 anos estudando nessa linda escola.

Data/Hora: 02/05/2011 - 13:16:03
Nome: Janari Wanderley Tavares veiera
E-mail: janarivieira1@hotmail.com
Cidade: BELéM - Pá
Comentário:  
Foi aí o começo de TUDO. Desde minha infância, os primeios conhecimentos, as primeiras Professoras (Dulcila, Valda, Cezarina, entre outras), me encinaram a ser hum Homen de Verdade, cumpridor de minhas obrigações. Agradeço a ESCOLA PROFISSIONAL SÃO FRANCIASCO pelo que me proporcionou em relção e a minha Educação. Continuem educando pelos próximos 100 anos.PARABÉNS...

Data/Hora: 01/05/2011 - 23:01:29
Nome: Rosianne Picanço Teixeira
E-mail: anne.teixeira@uol.com.br
Cidade: ORIXIMINá
Comentário:  
É com muita emoção que leio essa reportagem da minha tão querida escola,onde aprendi a ler e escrever e que me ensinou entre outras coisas a ser uma pessoa do bem,a ter disciplina.Ainda lembro a rotina diária de cantar o hino nacional pela manha, formar fila para entrar, tudo coordenado pela inesquecível diretora Telma Brasil, a quem carinhosamente chamava de tia.As datas comemorativas eram intensamente realizadas: dia do índio, semana do folclore, semana da pátria, festa junina,dia de São Francisco,onde os cânticos eram estudados e cantados diariamente.Parabéns Escola São Francisco!!!

Data/Hora: 01/05/2011 - 22:08:05
Nome: Jaine Castro
E-mail: jainegrece_13@hotmail.com
Cidade: ÓBIDOS-PARá
Comentário:  
Parabéns pela reportagem! Mas gostaria de retificar que o aniversário da Escola São Francisco é comemorado no dia 1º de junho e não 1º de maio. Espero que seja realizada uma grande festa nesse dia, pois são 100 anos de muita história.

Data/Hora: 01/05/2011 - 19:43:02
Nome: jean michel
E-mail: je_michel@hotmail.com
Cidade: MANAUS
Comentário:  
nessa escola vivi os melhores momentos da minha infãncia, conquistei amizades para toda a vida, e vive momentos inesquecíveis!!!!! me orgulho muito de ter estudado no São Francisco..... que pra mim é o melhor corpo docente de base do mundo!!!!

Data/Hora: 01/05/2011 - 01:50:48
Nome: Frei Everton Lopes, OFM
E-mail: evertonlopes.pauxis@gmail.com
Cidade: MANAUS-AM
Comentário:  
Na comissão dos 100 anos, faltou a direção da Escola São Francisco convidar um dos frandes franciscanos que conhece a história dos frades.A coordenação não deveria cometer esse grave pecado de deixar os frades fora da comissão dos 100 anos da escola. Que tal!? Professora Salete, você convidar um dos frades franciscano para fazer parte da comissão; só assim fica completo a história da escola.

Data/Hora: 30/04/2011 - 21:11:01
Nome: Amaury Canto Ferreira
E-mail: amaurycanto@ig.com.br
Cidade: ANANINDEU-PA
Comentário:  
Verdadeira relíquia as fotografias que integram esta reportagem. Que saudade dos bons tempos da Escola Profissional São Francisco, dos desfiles do dia sete de setembro, das guerras de cutite na hora do recreio,das aulas de canto com a professora Isonina, das merendas de Dona Iracema. E do famoso quarto escuro , quem que lá estudou não se lembra? Bons tempos aqueles,quando realmente se ministrava ensino de boa qualidade. Parabéns pela reportagem.

Data/Hora: 30/04/2011 - 19:05:11
Nome: Jarlei Viana de Castro
E-mail: jarlei-betas@hotmail.com
Cidade: CASTANHAL
Comentário:  
Po!!!!muitas lembranças dessa escola querida,dos colegas q ali comingo estudaram,e dos professores é claro.PARABÉNS!!!!

Data/Hora: 30/04/2011 - 18:57:51
Nome: Marilete Soares Moraes Canto
E-mail: marilete_moraes@hotmail.com
Cidade: ÓBIDOS/PA
Comentário:  
Fico feliz em saber que a minha escola querida irá completar 100 anos, nos anos que estudei fiz muitas amizades e guardo muitas recordações de meus queridos professores e Diretora Valda Salgado.

Data/Hora: 30/04/2011 - 18:49:59
Nome: Leonidas Maciel da Silva
E-mail: leonidas.maciel@yahoo.com.br
Cidade: MANAUS-AM.
Comentário:  
Parabéns a Escola São Francisco, pelos seus 100 anos de existencia na formação de cidadãos honestos e de carater, sinto-me honrado em fazer parte tambem da historia gloriosa dessa instuição de ensino. Lembro-me do ultimo ano que estudei foi em 1965 sua Diretora era a competente Maria Lucia Brito, ouras professorasque se tornaram amigas: Edna Simões e Ricardina, parabens a todos os funcionarios que ainda hoje trabalham na continuação dessa missão dos frades franciscanos que é a EDUCAÇÃO de um povo humilde e sofrido.

Data/Hora: 30/04/2011 - 18:14:53
Nome: Glaucyo Marinho
E-mail: glaucyo@hotmail.com
Cidade: SANTARéM - PARá
Comentário:  
Fico muito feliz em lembrarem que a Escola de São Francisco no dia 1º de Maio esta completando 100 ANOS , pois , isso mostra o quanto tempo vem educando cidadãos obidenses. E concerteza por lá já passarem pessoas importantes .

Data/Hora: 30/04/2011 - 17:17:06
Nome: madalena
E-mail: madagrotec@gmail.com
Cidade: CASTANHAL
Comentário:  
parabens minha escola, fico muito feliz pele centenario e por saber que um dia foi aluna dessa querida escola.

Data/Hora: 30/04/2011 - 15:50:42
Nome: FRANCISCO FARIAS BATISTA(CHIQUINHO)
E-mail: FRACISCO.FARIAS60@YAHOO.COM.BR
Cidade: GARANHUNS-PE
Comentário:  
Parabéns Colégio São Francisco, pelos seu centenário, onde aprendi conhecer as primeiras letras e um aboa formação cultural e religiosa que tenho hoje, obrigado aos professores de minha época, Marlene Picanço,Ricardina Picanço,Lucia Brito,Janete e outros que a memória vaga. Chiquinho.

Data/Hora: 30/04/2011 - 12:49:44
Nome: Célio Simões
E-mail: celiosimoesadv@gmail.com
Cidade: BELéM
Comentário:  
Só uma palavra pode sintetizar o que acabo de ver e ler sobre a veneranda Escola São Francisco: relíquia.

Data/Hora: 30/04/2011 - 04:38:38
Nome: Dino Priante
E-mail: dinopriante@ibest.com.br
Cidade: BELéM
Comentário:  
Que reportagem(...), fotos espetaculares, revelam nossa simplicidade de garotos interioranos, usando tamancos de madeira,cabelos cortados tipo militar,toda aquela modéstia da época. Na foto com Frei Prudêncio, identifico o Carlos Pantoja, o Chiquinho Canto. Na quarta foto junto ao D.Floriano, me parece ser o Vovô(Zezinho), Professora Socorro Aquino.Na quinta foto,além do Dom Floriano, professoras Socorro, Ricardina, Janete, o Cesar(porquinho), o Cubio.Na foto de encerramento da 5ªsérie, além da Prof. Ricardina, identifiquei o Jamarú ou Amaral como era conhecido no Clube do Remo, Vovô, Olívio, Cesar(boneca), Coruja, Paulo Moda e outros que não sei o nome.Grandes Recordações.

Data/Hora: 30/04/2011 - 01:16:30
Nome: Frei Everton Lopes, OFM
E-mail: evertonlopes.pauxis@gmail.com
Cidade: MANAUS-AM
Comentário:  
Parabéns!!!! A Escola São Francisco pelo seus 100 anos de educação no município de Óbidos. Louvemos e demos Graças Deus pela iniciativa dos Frades Franciscanos que plantaram a semente da Educação em Óbidos e agora estão colhedos os frutos. Como exemplo tem: Eu (Frei Everton Lopes, OFM) que estudei nessa educandario e tenho boas recordações dela. Não permaneci por um bom tempo, porque a minha mãe Ana Lopes me transferiu para a Escola José Veríssimo. E depois fui estudar na Escola São José que também completou 100 anos de educação em Óbidos. Os franciscanos sempre trabalharam em conjunto com a sociedade obidense, por isso que Óbidos e considerada a cidade dos 100 ANOS por nesses últimos anos a cidade passou a comemorar as suas conquistas de centenário como: Quartel General,100 anos da presença dos franciscanos em Óbidos, Escola São José, Escola São Francisco e outros 100 anos que ainda vai completar. Parabéns!!! Óbidos!!!! Parabéns!!!! Povo obidense!!!! Parabéns!!!! As Irmãs da Imaculda Conceição!!! As Irmãs de Maria Auxiliadora e aos Frades Franciscanos que se doraram de corpo e alma para o progresso da Terra Pauxis e eles ainda estão colaborando com esse progresso como: Frei Mauro, Frei Carlos, Frei Amauri, Frei Clodoaldo e os Bispos: Frei Martinho (emerito) e Frei Beranardo.

Data/Hora: 29/04/2011 - 19:23:59
Nome: fernando sousa
E-mail: f.sousa1000@uol.com.br
Cidade: BELéM-PA.
Comentário:  
Parabéns pela magnífica cobertura feita, seja descritiva ou fotográfica, contando um pedaço importante de nossa história e os efeitos positivos da Escola São Francisco.

DEIXE SEU COMENTÁRIO.

Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade dos seus autores. O site reserva-se no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Cidade:
Comentário:
 

 

Untitled Document
contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site
 
  Busca no site:
© 2005. Site Chupa Osso
Todos os Direitos Reservados